- Pai, para que é que servem aqueles "moinhos"? - pergunta-me ela, ao passarmos perto de um parque eólico.
- Já ouviste falar do aquecimento global? - pergunta-lhe a minha mulher, tentando que, por uma vez, a nossa filha queira ouvir as suas explicações.
- A mãe tem razão. É por causa do aquecimento global. Já ouviste falar disso e das suas causas, certo? – digo.
- Sim.
- Sabes então que o planeta está a aquecer por causa dos fumos das fábricas, dos carros, e doutras coisas, não é? - volta a insistir a minha mulher.
- Sim. Mas eu perguntei ao pai. - responde a nossa moça.
- Filha, a mãe está a tentar ajudar-te. Não estás a ser justa. - digo ao mesmo tempo que ponho a mão em cima da perna da minha mulher, recordando-a que estes favores têm contrapartidas.
- Porque raio tu preferes ouvir as parvoíces que ele inventa, em vez de ouvires a verdade? - diz a minha mulher, ao mesmo tempo que tira a minha mão da sua perna, o que poderia ser entendido por um gajo optimista, como eu, como um sinal para a pôr na sua coxa, mas felizmente já consigo entender a linguagem que os olhos da minha mulher utilizam.
- Bom. Em primeiro lugar as minhas explicações fazem mais sentido que as tuas. E em segundo, mas talvez a mais importante, não demoram tanto tempo! - respondo eu.
- Pois. - confirma a nossa filha.
- Então é assim. - começo eu - O aquecimento global está a fazer com que o nosso planeta aqueça cada vez mais. Se tu reparares aquilo não são bem moinhos, são ventoinhas eléctricas gigantes. E o que é que as ventoinhas eléctricas fazem?
- Ah não!!! Não comeces com invenções!! – diz a minha mulher – Não ligues ao que ele vai dizer! Não é nada disso! – reage ela, saindo temporariamente do seu amuo.
- Não ligues à mãe e responde à minha pergunta. – digo, à nossa filha.
- Já percebi! São ventoinhas gigantes que servem para arrefecer o ar e assim acabar com o aquecimento global! – exclama ela, toda feliz.
- Certo! – exclamo eu, todo contente por ver os genes que ela herdou de mim, em acção.
- Eu não consigo ouvir tanta baboseira junta…. Se é assim, porque razão é que os parques estão sempre em zonas altas e ventosas? – pergunta-me a minha mulher, tentando provocar-me.
- Para já, tu sabes que o problema do aquecimento global começa nas alturas, logo é em sítios altos que as ventoinhas têm que estar para arrefecerem o ar. E para que saibas, as montanhas não são ventosas antes de lá porem as ventoinhas. Ficam é ventosas depois delas lá estarem a trabalhar, o que é perfeitamente normal. – respondo eu, num tom paternalista.
- No dia em que ela se aperceber das verdades, vai ficar desiludida contigo. – diz-me a minha mulher.
- E se eu lhe explicasse agora tudo, ficaria desiludida com o mundo, e para isso ainda tem muito tempo. – respondo eu, naquela que eu sabia ser uma resposta que a iria levar a pôr a sua mão em cima da minha perna…..
Olha! O Livro!
À venda em todas as lojas da Amazon!